A pele oleosa é uma consequência da produção excessiva de sebo. Quem tem este tipo de pele busca frequentemente por opções para melhorar seu aspecto, o que nem sempre é um processo fácil. É comum encontrar pacientes que, em busca da solução, acabam inclusive piorando as condições da pele.
Continue a leitura e saiba o que incluir e o que evitar na rotina!
O que é a pele oleosa?
A pele oleosa (ou seborreica) é resultado de um excesso de sebo que geralmente se apresenta como partes brilhantes nas áreas centrais do rosto, principalmente testa e nariz. Os poros são mais dilatados e a pele é mais grossa.
É comum principalmente no rosto e no couro cabeludo. Ela resulta de uma maior atividade das glândulas sebáceas, que estimula a produção de mais sebo.
Esse acúmulo de sebo pode criar as condições perfeitas para o surgimento de cravos pretos e brancos e outros sinais de acne.
Cuidados básicos com a pele oleosa
A melhor forma de controlar a oleosidade da pele são os cuidados diários, como:
É necessário usar protetor solar até mesmo em dias nublados
Utilizar sabonete ou gel de limpeza para pele oleosa seguido por um tônico adstringente recomendado pelo dermatologista. Essa etapa da rotina ajuda a controlar a oleosidade do rosto, desobstruir os poros entupidos pelo sebo e evitar a formação de cravos e espinhas.
Hidratação
Pelo contrário das crenças populares, a pele oleosa precisa sim – e muito! – de hidratação, para evitar o efeito rebote (quando o produto utilizado para retirar a oleosidade gera uma reação da pele para compensar a perda do sebo natural, aumentando a produção de óleo e, assim, deixando a pele mais oleosa).
O produto precisa ser específico para a área do rosto e para o tipo de pele, com preferência para as formulações em textura gel/oil free.
Proteção
A exposição ao sol também é um fator que prejudica a pele oleosa. O excesso de luz solar pode acabar causando o ressecamento do rosto e estimulando as glândulas sebáceas, resultando, também, no efeito rebote.
Por isso, utilizar um protetor solar específico para o rosto e a pele oleosa faz toda a diferença. Além disso, a quantidade de produto precisa ser suficiente para proteger toda a face: a recomendação é de cerca de uma colher de chá para aplicação em todo o rosto.
Outro fator muito importante para que a pele receba os seus devidos cuidados, é consultar anualmente um médico dermatologista. Assim, os produtos mais eficazes serão indicados de forma personalizada para a pele do paciente.
O que evitar?
Alguns erros na rotina podem não só não proporcionar o devido cuidado, como também aumentar a produção de sebo. São estes:
- Dormir de maquiagem
- Lavar o rosto com água quente
- Não lavar o rosto duas vezes ao dia
- Não usar um bom hidratante para a pele oleosa
- Usar produtos oleosos e que obstruem os poros
- Tomar sol sem protetor solar.