É impressionante como a natureza responde rápido às movimentações do planeta frente ao sol!
O outono é caracterizado por uma baixa umidade do ar e pelo vento frio, apesar das temperaturas amenas. Nos primeiros dias tudo já se difere. Céu mais limpo, noites mais frescas. Folhas já no chão… Assim também fica nosso corpo, principalmente as regiões mais externas: a pele em pleno contato com o ambiente.
A pele do corpo já sente com a falta de umidade, os fios de cabelo já se desprendem em maior número. Nosso sistema pilocutâneo (do pelo/pele) também acaba de mudar de estação.
Muda tudo!
A sua rotina cosmética também precisa de ajustes. E começando já ao sair da cama.
Em cinco minutos você faz tudo, mas preste atenção para não errar.
– Opte por um pete de madeira com dentes bem largos para dar a primeira alinhada nos fios ao acordar. O couro cabeludo também está mais sensível.
– Se puder lavar o rosto com água ligeiramente morna, melhor, vai remover menos o manto hidrolipídico natural que protege a pele. Nem pensar em usar sabonete em barra, pois esse desequilibra o pH (manto acido natural da pele) ressecando a mesma. Escolha uma mousse de limpeza ou sabonete líquido de pH ligeiramente ácido, preferencialmente contendo agentes calmantes da pele, como azuleno ou derivados da orquídea amarela.
– Esfoliar agora, nem pensar, pois a pele já está sensível e pode ficar machucada. O outono exige alteração também nessa etapa de cuidado, reservando o momento de remover as impurezas mais persistentes da pele para o cuidado semanal.
– A hidratação com proteção solar deve ser caprichada e pede um gel creme ou um creme bem leve. Escolha fórmulas sem conservantes irritantes, como os parabenos e liberadores de formaldeído.
Fim do dia
A noite o banho é um momento de aconchego e restauração. Banhos quentes aceleram o processo de ressecamento porque acaba com a proteção natural da pele. Por isso, o ideal é entrar no chuveiro com água morna e não prolongar a ducha por mais de dez minutos.
Na hora de se ensaboar, prefira os sabonetes neutros ou os indicados para bebês. Não é preciso espalhar espuma pelo corpo todo, muito menos usar buchas; apenas pés, axilas e região genital precisam de sabonete. Sabonetes contendo altas concentrações de derivados vegetais vão ajudar muito na reposição da camada de lipídeos que normalmente protegem sua pele e são removidos durante o dia pelo atrito com as roupas, ou mesmo pela corrente causada pelo ar-condicionado e a própria perda para o ambiente através do suor.
E agora é a hora de entrar com os óleos vegetais para durante ou após o banho, pois sua pele precisa de lubrificação extra. O ideal são as fórmulas cujo veículo principal é um bom e puro óleo de semente de uvas, abacate, gergelim ou oliva. São rapidamente absorvidos pela pele e contribuem para que a textura dela se mantenha suave e macia ao toque.
Tire proveito
A chegada de uma estação mais fria também tem o seu lado positivo. A temporada de outono e inverno é a melhor época para realizar tratamentos dermatológicos que exigem o mínimo de exposição ao sol e ao calor, como é o caso dos peelings, dos tratamentos para o rejuvenescimento e para o clareamento de manchas. Nestes meses a recuperação é muito melhor do que no verão.
Fontes: Uol e Vila Mulher.