A importância do mapeamento corporal na prevenção do câncer de pele

O câncer de pele é uma das neoplasias mais recorrentes de câncer no Brasil. Nos últimos dois anos, foram diagnosticados cerca de 330 mil novos casos. Para diminuir esse índice, o mapeamento corporal é um dos exames mais eficientes no diagnóstico precoce. 

O que é o mapeamento corporal?

O mapeamento corporal nada mais é do que uma avaliação de todas as pintas do corpo, a fim de catalogá-las para que a sua evolução seja acompanhada. Um dos métodos mais eficazes para o mapeamento é a dermatoscopia digital. 

Esse exame consiste no armazenamento de imagens macroscópicas e dermatoscópicas das pintas e sinais. Um software é utilizado para que as imagens de diferentes pintas possam ser armazenadas, para compará-las ao longo do tempo.

Essas fotos da pele do paciente permitem, em exames subsequentes, a identificação de novos sinais ou mudanças no aspecto macroscópico das pintas que já foram documentadas. Um dos melhores equipamentos é o FotoFinder, que documenta a pele e as lesões individuais ao longo do tempo, identificando alterações patológicas com antecedência, tornando as chances de cura muito maiores.

Prevenção e tratamento precoce

Mas afinal, como o mapeamento corporal pode prevenir o câncer de pele? Uma vez que o exame é realizado, o Dermatologista consegue identificar pintas com potencial de risco alto, possibilitando sua remoção para biópsia antes mesmo de se transformar em neoplasia invasiva. 

Além disso, com a comparação das fotos, quando o exame é feito periodicamente, é possível, também, identificar um câncer em fase inicial, tornando o tratamento mais eficiente. 

Para quem é indicado o mapeamento corporal?

Apesar de qualquer pessoa poder fazê-lo, o Mapeamento corporal é indicado para:

  • Pessoas com muitas pintas, pele clara, cabelos ruivos/loiros, olhos claros ou múltiplas sardas;
  • Pacientes com antecedente de queimadura solar na infância ou adolescência;
  • Exposição solar prévia intensa;
  • Histórico pessoal  de câncer de pele melanoma e  não melanoma;
  • Pacientes com Síndrome dos Nevos Atípicos e com antecedente pessoal e/ou familiar de melanoma. 

Aqui na Dermacenter, realizamos o Mapeamento Corporal através da Dermatoscopia manual e também digital com o FotoFinder, uma das melhores plataformas para a identificação e acompanhamento de novas pintas.

Entre em contato conosco e agende a sua consulta: (47) 3546-2820.