Atualmente, a Cirurgia Micrográfica de Mohs é uma das técnicas mais eficazes no tratamento do câncer de pele. O procedimento é altamente minucioso, pois remove o tumor em estágios, camada por camada.
As principais indicações para a realização da cirurgia são os carcinomas basocelulares e espinocelulares.
Em especial, os que apresentam alguma das seguintes características:
- Tumores localizados na região facial, principalmente ao redor dos olhos, nariz, boca e orelhas;
- Casos recorrentes (câncer que voltou após ter sido tratado);
- Tumores que não foram removidos completamente;
- Tumores mais agressivos.
Dúvidas frequentes sobre a Cirurgia Micrográfica de Mohs
Quando esse procedimento é indicado?
As principais indicações para a Cirurgia Micrográfica de Mohs são pacientes com carcinomas basocelulares e espinocelulares. Em especial, os tumores localizados na região facial, casos recorrentes, tumores mais agressivos ou que não foram removidos completamente.
Posso pegar sol no local da cirurgia?
O ideal é evitar a exposição do local da cicatriz por, pelo menos, três meses. O uso de chapéus e roupas (dependendo da região do corpo) é essencial para proteção.
A Cirurgia Micrográfica de Mohs dói?
A Cirurgia Micrográfica de Mohs utiliza anestesia para não deixar o paciente desconfortável em momento algum. Então, o máximo que você sentirá será a “picada” da agulha com o anestésico. Se for da preferência do paciente, o procedimento poderá ser realizado com sedação.
Quanto tempo dura o procedimento?
Não é possível prever com exatidão quanto tempo a cirurgia irá demorar. Em média, uma cirurgia mais simples pode durar em torno de 3 a 4 horas. Porém, dependendo do caso e do tamanho do tumor, pode durar mais tempo.
E a cicatriz, como fica?
Pelo fato da Cirurgia Micrográfica de Mohs ter um alto grau de precisão, a pele não afetada pelo carcinoma é preservada. Consequentemente, isso pode diminuir a cicatriz!
A Cirurgia Micrográfica de Mohs requer internação?
A resposta é não! Você será liberado logo após o término do procedimento.
A Cirurgia micrográfica de Mohs é o tratamento padrão ouro para a maioria das neoplasias de pele agressivas, possibilitando melhores resultados estéticos.