Dermatite Herpetiforme: Diagnóstico e tratamentos

Caracterizadas por bolhas na pele, a Dermatite Herpetiforme É uma doença muito relacionada a doença celíaca , podendo aparecer antes, durante ou após o diagnóstico.

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio, aveia, cevada e malte, presente em todos os alimentos derivados desses ingredientes. O intestino é o principal órgão afetado por esse mal, causando sintomas como alteração do hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre), gases, inchaço, fadiga e cólicas intestinais. Esses sintomas podem ser discretos ou inexistentes, como também bastante exuberantes  em alguns pacientes. 

Embora esteja relacionada com a intolerância ao glúten, há casos de pessoas com Dermatite Herpetiforme que não apresentam qualquer sintoma intestinal ou relacionado com a alergia ao glúten e, por isso, sua causa não é definida. 

Primeiros sintomas da Dermatite Herpetiforme

O início da Dermatite Herpetiforme pode ser agudo ou gradual, com lesões urticárias distribuídas simetricamente em regiões como cotovelo, joelho e glúteos, muito semelhantes com a herpes. 

De modo geral, podem ser notados sintomas como:

  • Placas vermelhas com descamação;
  • Pequenas bolhas que costumam coçar  e que estouram facilmente;
  • Sensação de queimação nas regiões afetadas.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico geralmente é feito pela biópsia da área afetada e investigação complementar da doença celíaca, com exames sanguíneos e endoscopia digestiva alta para avaliação intestinal.

O tratamento visa o controle da doença celíaca quando associada,  retirando o  glúten da dieta. Alimentos como pães, massas, leite maltado e demais comidas com a presença de farinha de trigo, cevada, aveia e centeio devem ser descartados no cardápio. 

Como a dieta pode levar algum tempo para fazer efeito, medicamentos tópicos e orais para controle das lesões de pele.

Possui sintomas semelhantes? Entre em contato conosco e agende a sua consulta de avaliação!

Agendar consulta de avaliação.