Orientações para prevenção de estrias

As estrias se formam quando há um rompimento das fibras elásticas e colágenas da pele devido ao estiramento da pele formado uma cicatriz. A principal causa é o ganho excessivo de peso. Pacientes jovens também podem ser acometidos no período do “estirão do crescimento”, especialmente na região lombar dos meninos e nas mamas das meninas.

As estrias são motivo de preocupação constante das futuras mamães. Ocorrem em algum grau em até 90% das grávidas. Localizam-se preferencialmente no abdômen, mamas, coxas, face lateral dos quadris e nádegas. Mais comum nas gestantes jovens e nas que ganham muito peso na gestação. A maioria dos tratamentos só são permitidos após o parto e lactação.

Abaixo algumas orientações importantes objetivando reduzir a formação de estrias no período gestacional:

1) O fator principal é o controle do ganho de peso. Controlar a ansiedade e os impulsos hormonais e psíquicos nesse período da vida não é tarefa fácil. Tenha acompanhamento de um especialista para te ajudar numa dieta saudável para você e para o bebê.

2) Hidratantes são importantíssimos. Aplique diversas vezes ao dia principalmente nas áreas de maior risco.

3) Evite o uso excessivo de sabonetes adstringentes e de banhos com a temperatura muito elevada.

4) Use óleos de banho nas regiões afetadas ao invés de sabonetes, enxague rápido e seque levemente com uma toalha macia.

5) Use sutiã com alças e bojos reforçados, para dar sustentação aos seios.

6) Elevação das pernas, prática de atividade física moderada, Yoga e drenagem linfática ajudam a diminuir o edema e o estiramento da pele.

Leave a Reply

Your email address will not be published.