O clima ameno e as mudanças de hábitos decorrentes da chegada do inverno podem influenciar no surgimento de doenças de pele.
Essas transformações, que acontecem por conta do frio e das mudanças de hábitos (como os banhos mais quentes, por exemplo) podem alterar o microbioma e a barreira física de proteção cutânea, podendo causar o surgimento de algumas doenças de pele.
Continue lendo e confira quais são as doenças mais comuns no inverno e como evitá-las.
Dermatite atópica
A dermatite atópica surge em regiões como parte posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. Os principais sintomas incluem ressecamento, coceira e lesões avermelhadas.
Como evitar? A principal maneira de prevenção é intensificar a utilização de hidratantes, preferencialmente os que sejam indicados para o seu tipo de pele.
Dermatite Seborreica
Conhecida popularmente como caspa, a dermatite seborreica pode atingir não somente o couro cabeludo, como também a pele do rosto, tronco e das costas, resultando em coceira intensa.
Como evitar? Os banhos quentes aumentam a oleosidade da pele além do necessário, que pode agravar. Por isso, quanto menos quente e mais rápido o banho, melhor.
Psoríase
É uma doença inflamatória crônica que ataca pele, unhas, couro cabeludo e articulações.
Como evitar? Procure tomar sol na pele sempre que possível (15 a 20 minutos por dia, evitando o sol do meio dia). Além disso, a hidratação da pele auxilia a aliviar os sintomas da psoríase que podem se agravar no inverno.
Rosácea
A rosácea é uma doença vascular inflamatória que tem como principal sintoma a vermelhidão da face, especialmente em pacientes de pele clara. A condição se agrava no inverno por conta do ressecamento e aumento da sensibilidade da pele.
Como evitar? Não utilizar buchas e aplicar hidratante logo após o banho (pois nesse momento a pele está mais permeável e facilita a penetração de ativos) são medidas que podem ajudar.
De modo geral, para quem tem alguma condição pré-existente, a consulta com o dermatologista auxilia na prevenção e tratamento destas doenças que se agravam no inverno.