Você já teve ou tem foliculite? Qualquer pessoa que se depila ou se barbeira já deve ter percebido o surgimento de alguns carocinhos vermelhos e dolorosos em algum momento após a retirada dos pelos. Gerando lesões semelhantes à acne, a foliculite é extremamente comum e geralmente não traz muitas consequências além do incômodo. Dor, coceira, vermelhidão e até bolhas de pus podem surgir, prejudicando também o aspecto estético de regiões que deveriam estar lisinhas e perfeitas após a depilação.
Ela ocorre quando há infecção dos folículos pilosos, causada por bactérias, como Staphylococcus Aureus, ou outros fatores. A infecção aparece como pequenas espinhas, de ponta branca, em torno de um ou mais folículos pilosos.
O que causa a foliculite?
Qualquer infecção e inflamação do folículo piloso dá início à foliculite, mas alguns fatores aumentam a chance de isso acontecer:
- Roupas apertadas e que retém calor;
- Exposição a ambientes ou água quentes;
- Suor excessivo;
- Atrito com lâminas;
- Lesões de pele provocadas pela depilação;
- Curativos;
- Outras lesões de pele como dermatite, acne, escoriações e feridas cirúrgicas;
- Baixa imunidade provocada por diabetes, leucemia, medicamentos ou imunodeficiências;
- Obesidade;
- Alterações hormonais.
Como é feito o tratamento?
Para os quadros mais simples, apenas o uso de sabonetes antissépticos e de cuidados extras com a higiene local e das mãos é suficiente para resolver a foliculite. Quadros com sinais claros de infecção, requerem o uso de antibióticos orais, sendo usado geralmente antibióticos que destroem as bactérias.
Se mesmo assim as lesões não sumirem, é necessário investigar qual microrganismo específico está causando a foliculite e tratá-lo.
Como prevenir a foliculite?
Geralmente é possível prevenir a foliculite com alguns cuidados gerais com a pele e com a depilação:
- Não utilize roupas de banho molhadas por muito tempo;
- Logo após a depilação, prefira roupas confortáveis, de preferência, de algodão. Não use roupas apertadas nas regiões comumente afetadas pela foliculite;
- Invista na hidratação e tome muita água;
- Fique atento a regiões de dobra de pele e busque manter seu peso sob controle;
- Use sabonetes antissépticos antes e após a depilação;
- Se for realizar a depilação em casa, fique atento à higiene e prefira instrumentos de uso descartáveis ou totalmente higienizados;
- Evite o uso de lâminas para a depilação. Mas se utilizá-las, lembre-se que o descarte deve ser feito diariamente;
- Mantenha a pele livre de células mortas com produtos específicos para esfoliação.
A maioria dos casos de foliculite é resolvida com cuidados diários com a pele, entretanto, situações graves e recorrentes podem necessitar de tratamento especifico. Para maiores informações, consulte um dermatologista para uma avalição adequada.
Fontes: Minha vida e SBD.