Acne na gravidez: existe algum tratamento seguro?

A gestação é uma fase de profundas alterações hormonais, metabólicas e vasculares e, como todos os tecidos do corpo, a pele também sofre o impacto dessas mudanças.

Durante a gravidez, ocorrem mudanças que predispõem a gestante a alterações fisiológicas ou patogênicas da pele. Com as mudanças e ebulição hormonal que ocorrem durante a gravidez, é muito comum a pele ficar oleosa, podendo desenvolver a acne, principalmente no início da gestação, devido ao pico de hormônios b-HCG e progesterona.

O tratamento da acne na mulher grávida requer uma atenção especial, pois o uso de qualquer produto, mesmo sendo medicações tópicas requer prudência.

É difícil dizer quais tratamentos para acne são seguros durante a gravidez, pois os médicos não recomendam o uso (alguns medicamentos podem causar sérios problemas ao bebê), então não há estudos para dizer o que acontece quando as mulheres grávidas usam um tratamento.

O que se sabe vem de pesquisas em animais e mulheres que usaram tratamentos de acne durante a gravidez. Com isso, os pesquisadores aprenderam o seguinte sobre medicamentos para acne:

Adapalene (marca: Differin® gel): A maioria dos especialistas recomenda interromper este tratamento durante a gravidez.

Antibióticos (creme): A aplicação de clindamicina durante a gravidez é considerada segura. Antes de usá-lo enquanto estiver grávida, é melhor verificar com seu obstetra ou dermatologista.

Antibióticos (você toma): Cefadroxil é um antibiótico que pode ajudar a limpar a acne grave. Ao administrar grandes quantidades de antibióticos em grávidas, os pesquisadores não viram defeitos congênitos.

Os antibióticos que são frequentemente usados ​​para tratar a acne, como a azitromicina e a claritromicina, também parecem seguros durante a gravidez. Algumas mulheres, no entanto, tiveram um bebê com um defeito de nascimento ao tomar um deles. Não se sabe com certeza se o antibiótico causou o defeito congênito.

Ácido azelaico: Isso é pensado para o uso ser seguro durante a gravidez. Em estudos com animais, os pesquisadores não viram defeitos congênitos.

Peróxido de benzoílo: Muitas vezes encontrado no tratamento da acne você pode comprar sem receita médica, os especialistas dizem que é seguro usar em quantidades limitadas. Por esse motivo, você deve conversar com seu obstetra ou dermatologista antes de usá-lo enquanto estiver grávida.

Laser e terapias de luz: Lasers são usados ​​para tratar com segurança mulheres grávidas. Como tal, os lasers são considerados relativamente seguros para as mulheres que estão grávidas.

Se você está considerando usar um laser ou um tratamento leve para sua acne durante a gravidez, faça uma consulta para ver um dermatologista primeiro. Existem muitos tipos diferentes de lasers e tratamentos leves. Alguns exigem uma solução entorpecente ou medicamento, o que pode afetar seu bebê.

Ácido salicílico: Muitas vezes encontrado no tratamento da acne, você pode comprar sem receita médica, o ácido salicílico geralmente é considerado seguro quando usado por tempo limitado. Por esse motivo, você deve conversar com seu obstetra ou dermatologista antes de usá-lo durante sua gravidez.

Tretinoin (nome da marca: Retin-A®): A maioria dos especialistas recomenda interromper este tratamento durante a gravidez.

Como você pode ver, não temos muita informação sobre o que pode tratar com segurança a acne durante a gravidez. Sua saúde também desempenha um papel no que tratamentos de acne você pode usar enquanto está grávida.

Se você quer tratar a acne durante sua gravidez, ajuda a obter consultoria especializada em seu obstetra ou dermatologista antes de usar qualquer tratamento contra a acne.

 

Fonte: American Academy of Dermatology

Referências: Chien AL, Qi J, et al. “Treatment of acne in pregnancy.” J Am Board Fam Med. 2016;29(2):254-62.

Murase JE, Heller MM, et al. “Safety of dermatologic medications in pregnancy and lactation Part I. Pregnancy.” J Am Acad Dermatol 2014;70:401.e1-14.