10 mitos e verdades sobre os cabelos

Cortar as pontas do cabelo faz ele crescer mais rápido? Dormir com o cabelo molhado faz mal? O que é mito e o que é verdade sobre os cabelos? Para acabar com as suas dúvidas, separamos uma lista com mitos e verdades sobre os nossos cabelos. Confira:

1) Água fria dá mais brilho aos cabelos

Verdade. A água fria confere mais brilho aos cabelos porque ela fecha as cutículas. Se o clima estiver frio opte por uma água morna ou faça o último enxágue com a água mais fria.

2) É necessário passar o shampoo duas vezes.

Verdade. A primeira lavagem do shampoo é voltada para o couro cabeludo e a segunda para o comprimento e pontas dos cabelos.

3) Faz mal lavar os cabelos todos os dias.

Mito. É saudável e higiênico lavar os cabelos diariamente, principalmente para quem tem cabelos oleosos. Para quem tem os fios mais secos o recomendado é lavar ao menos três vezes na semana.

4) Adicionar vitamina ou anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer.

Mito. De acordo com os especialistas esses métodos não fazem o cabelo crescer, inclusive eles podem até danificar os cabelos, pois esses produtos eles alteram a composição química do produto, podendo desestabilizar a fórmula.

5) Deve-se usar shampoo e condicionador da mesma marca.

Verdade. Sendo o shampoo e o condicionador da mesma marca e linha os princípios ativos terão o mesmo efeito.

6) Dar uma última chuveirada fria no cabelo ajuda a dar brilho?

Verdade. Funciona porque a água fria ajuda a fechar as cutículas do fio, oferecendo um brilho diferenciado. A temperatura ideal para lavar o cabelo é a fria.

7) Dormir com os cabelos molhados faz mal.

Verdade. Dormir com os cabelos molhados, deixa os cabelos opacos e sem vida. Além de propiciar um ambiente quente e úmido no couro cabeludo favorável para o aumento de fungos e bactérias, resultando em aumento da oleosidade, formação de caspa e até mesmo queda de cabelo.

8) Existe influência das luas no corte de cabelo.

Nem mito e nem verdade. Cortar os cabelos na lua cheia faz encher os cabelos? Será que cortar na lua crescente faz o cabelo crescer mais rápido? Minguante, faz o cabelo ralear? Não existem estudos que comprovem a veracidade da influência das fases da lua nos cabelos.  Mas tem muita gente que não abre mão de dar uma conferida no calendário para saber se a fase da lua está propícia para um bom corte!

9) Cortar as pontas frequentemente faz o cabelo crescer mais rápido.

Mito. Como esclarecido acima, o crescimento do cabelo tem a ver com a genética. Os fios nascem da raiz, ou seja, cortar as pontas não faz o cabelo crescer mais rápido. O que acontece é que quando você fica muito tempo sem cortar os cabelos os fios tendem a ficar quebradiço e secos e o corte oferece saúde aos cabelos. Para os cabelos crescerem mais rápido é essencial que você cuide do couro cabeludo e da alimentação.

10) Puxar o fio branco evita que outros cresçam no lugar.

Mito. A causa dos cabelos brancos é natural,não há como evitar. O surgimento dos fios brancos significa que os fios estão envelhecidos e isso significa uma diminuição de produção de melanina, ou seja, arrancar os fios brancos não evita com que outras nasçam.

Fonte: Derma Club e Mutari.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.