O que é a Dermatofitose?
A Dermatofitose é uma doença fúngica, causada por fungos que são chamados de dermatófitos. Esses fungos se alimentam da queratina do organismo, presentes na pele, pelos e unhas.
A transmissão pode acontecer tanto de forma direta como indireta, por materiais contaminados com escamas de pele parasitadas por esse fungo.
Essas escamas podem causar infecção por até 15 dias quando em um meio ambiente a 26ºC.
As fontes de contaminação podem ser:
- Homem;
- Animais (cão, gato, porco, gado, aves, peixes etc);
- Solo.
Sintomas
Como a mesma espécie pode afetar diferentes regiões do corpo, os sintomas podem ser distintos, sendo mais comum nos pés, couro cabeludo, área da barba, dobras da virilha e dos pés.
Os principais sintomas da Dermatofitose, comumente presente em várias áreas do corpo, são:
- Descamação da pele;
- Coceira;
- Erupções.
Em casos moderados, os sintomas podem não ser percebidos com tanta evidência. Em casos mais graves, pontos grandes e pequenos podem se formar, contendo líquido em seu interior (especialmente nos pés). Outro sintoma bastante peculiar pode surgir no couro cabeludo, apresentando uma placa inchada e inflamada que possui pus.
Veja também: Dermatite Atópica: conheça os sintomas e tratamentos
Tratamentos
Para evitar a extensão do quadro, o tratamento da Dermatofitose deve ser precoce, e pode ser feito com medicação sistêmica de uso tópico por via oral ou com antifúngicos sistêmicos.
Após exames, o médico Dermatologista decide qual medicação será mais eficiente de acordo com o caso. A duração média do tratamento varia conforme a região do corpo afetada:
- De 15 a 30 dias para Dermatofitose do corpo, pés e virilha;
- Cerca de 90 dias quando no couro cabeludo em crianças;
- Até 6 meses para onicomicose das mãos e um ano para onicomicose dos pés.
A irregularidade do tratamento, defeito de absorção da medicação oral, reexposição ao agente causador e resistência antifúngica podem ser fatores que atrapalham a evolução do tratamento.
Veja também: Dermatite Herpetiforme: Diagnóstico e tratamentos
Como prevenir?
A disseminação da doença, quando no couro cabeludo, pode ser prevenida com um exame da área. Para a Dermatofitose do corpo, os cuidados com a higiene devem ser redobrados, evitando banheiros e piscinas públicas, por exemplo.
Durante o verão, lembre-se de não permanecer com roupas úmidas por muito tempo.
No caso da Dermatofitose nos pés, é importante descontaminar os calçados e meias, para evitar uma nova infecção.
Aqui na Dermacenter, trabalhamos com os melhores tratamentos para as doenças de pele. Entre em contato conosco e agende a sua consulta de avaliação.
Fonte: https://www.sbd.org.br/.