A acne, popularmente conhecida como cravos e espinhas, é uma condição de pele que ocorre quando os folículos capilares são obstruídos.
Quando surge em mulheres com mais de 25 anos, é intitulada como acne da mulher adulta.
Afinal, o que causa acne?
A acne se forma a partir da inflamação das glândulas sebáceas, que passam a acumular queratina e restos de células mortas. A gordura em excesso, que obstrui os poros, acaba atraindo bactérias da espécie Propionibacterium acnes, que se alimentam dela.
O excesso de sebo e queratina entope os poros e forma os cravos, causando a inflamação e contaminação bacteriana da pele causando as espinhas.
No caso da acne da mulher adulta, o surgimento está mais relacionado a distúrbios hormonais – o que não significa que ela seja uma acne hormonal. Pode surgir em momentos específicos que tenha relação com os hormônios, como menstruação, gravidez, pré-menopausa ou menopausa.
Essa condição pode surgir em mulheres que nunca sequer tiveram acne. Na maioria dos casos, está relacionada a um quadro de ovário policístico ou, em geral, a alguma alteração dos hormônios masculinos, que podem ter aumentado.
Sintomas
A acne da mulher adulta é caracterizada por sintomas como:
- Surgimento após os 25 anos;
- Costuma comprometer, em especial, a área do pescoço e o terço inferior do rosto (mandíbula);
- Lesões mais inflamadas e dolorosas, que deixam manchas após cicatrizarem.
Tratamento da acne na mulher adulta
A acne da mulher adulta geralmente é mais resistente aos tratamentos convencionais, mas o tratamento dependerá da causa e da gravidade.
Ele pode ser feito por meio de produtos tópicos na pele e com antibióticos e anti-inflamatórios ou outros tipos de medicamentos, como a isotretinoína ou até mesmo os anticoncepcionais – eles geralmente têm estradiol combinado com progestágeno, que pode ser androgênico, neutro ou antiandrogênico.