Isotretinoína: entenda a ação do medicamento no tratamento da acne

Caracterizada por erupções, inchaço, inflamação e manchas vermelhas, a acne é um problema que afeta a pele e a autoestima dos pacientes, especialmente os que estão na puberdade. 

Muito comum, a acne forma-se a partir de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e folículos pilossebáceos, podendo surgir em todas as idades. 

Atualmente, existem diversos tratamentos para a acne, que variam de acordo com a indicação do dermatologista. Entre eles, a Isotretinoína, conhecida pelo nome comercial Roacutan, destaca-se pela sua eficácia no tratamento em todos os graus de acne.

Do que é feita a Isotretinoína e para quais casos é indicada? 

A Isotretinoína é um medicamento quimicamente conhecido como ácido 13-cis-retinóico, derivado da vitamina A (retinol).

Utilizado desde 1982 no país, é considerado um dos medicamentos mais revolucionários da dermatologia, sendo indicado para todas as formas de acne.

A prescrição desse medicamento é feita depois de avaliações individuais, clínicas e laboratoriais. O acompanhamento é feito regularmente durante todo o tratamento pelo médico Dermatologista.

Como a Isotretinoína age no organismo? 

A ação principal da Isotretinoína ocorre na glândula sebácea, diminuindo seu tamanho e quantidade de sebo produzido.

O tempo do tratamento varia conforme a dose diária e a dose total cumulativa, dependendo, também, do peso corporal do paciente. Além disso, o medicamento só pode ser adquirido com prescrição médica e requer acompanhamento durante todo o tratamento. 

Contraindicações e possíveis reações

A Isotretinoína está sujeita à notificação de receita especial. A gravidez é contraindicação absoluta para a prescrição, devido ao seu grande potencial teratogênico – podendo causar dano ao embrião. Para a prescrição, também é preciso apresentar exame clínico dermatológico e uma avaliação laboratorial inicial.

Há várias possíveis reações adversas, sendo as mais comuns:

  • Ressecamento e fissuras nos lábios;
  • Ressecamento da pele, mucosas e olhos;
  • Elevação de gorduras sanguíneas.

Esses possíveis efeitos colaterais são bem conhecidos e manejados, desde que com acompanhamento regular pelo médico dermatologista. 

De modo geral, a Isotretinoína é um medicamento seguro para o tratamento da acne quando acompanhado por um Dermatologista, possibilitando a remissão prolongada da acne, que leva a uma melhora da qualidade de vida do paciente.

Você sofre com acne? Entre em contato com a nossa equipe e agende sua avaliação: (47) 3546-2820.