A escabiose, também conhecida como sarna, é uma parasitose humana causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei variedade hominis.
O contágio dessa doença se dá apenas entre humanos, através de roupas ou outros objetos contaminados ou pelo contato direto. A fecundação desse ácaro acontece na superfície da pele.
Depois do macho morrer, a fêmea penetra na pele cavando um túnel, por cerca de 30 dias e, após isso, deposita seus ovos. Após eclodirem, as larvas retornam para a superfície para completar o ciclo evolutivo. Todo o processo de maturação tem cerca de 21 dias.
Veja também: Pitiríase Rósea de Gilbert: causas, sintomas e tratamentos
Sintomas
A escabiose costuma apresentar sintomas como:
- Placas vermelhas na pele;
- Coceira que piora durante a noite;
- Bolhas pequenas na pele (especialmente próximo das dobras);
- Linhas próximas das bolhas que são semelhantes a um túnel/caminho.
As regiões do corpo que são comumente afetadas pela doença são os dedos, cotovelos, axilas, punhos, órgão genitais, cintura e nádegas.
Veja também: Peeling de Fenol: solução para as marcas mais profundas da pele
Prevenção e tratamento
A maneira mais eficiente de se prevenir a escabiose é evitar contato com pessoas e roupas/objetos contaminados. Em casos confirmados, as pessoas que tiveram contato com a pessoa também devem ser examinadas, para interromper a cadeia de transmissão.
O tratamento é feito com medicamentos de uso tópico que devem ser prescritos por um Dermatologista. A automedicação pode não só não tratar a doença, como também pode agravar seus sintomas.
Aqui na Dermacenter, trabalhamos com tratamentos individualizados para as doenças de pele, variando conforme as características das doenças em cada paciente.
Entre em contato conosco e venha conhecer os nossos serviços!
Fale com a gente: (47) 3546-2820 ou (47) 9276-2820.