Como cuidar da pele na menopausa

A menopausa traz inúmeras mudanças ao corpo da mulher. Para a maioria delas, o período exige muitas adaptações, já que ocorrem alterações no humor, insônia, ganho de peso e a acentuação do envelhecimento da pele, que, em geral, prejudica a autoestima, deixando esse período ainda mais problemático.

Além do aparecimento de rugas mais profundas, do inchaço e do ressecamento da pele, existem problemas acentuados decorrentes das mudanças hormonais durante esta etapa da vida, e aprender como cuidar da pele na menopausa se torna imprescindível.

Um dos fatores que favorece o envelhecimento da pele durante a menopausa é a diminuição nos níveis de colágeno e de elastina da pele, o que se traduz em flacidez e em rugas mais profundas. Nos cinco primeiros anos após a menstruação parar, ocorre uma diminuição na produção de colágeno de cerca de 30%. Depois, o declínio anual é de 2%.

A produção de ácido hialurônico, que tem a função de hidratar a pele, também diminui e, como a produção de testosterona aumenta, algumas mulheres podem sofrer com acne e com o aparecimento de pelos faciais na menopausa.

O importante é que todas as mulheres saibam que os efeitos da menopausa podem ser amenizados se aprenderem como cuidar da pele com uma maior antecedência. Recomenda-se iniciar um programa de cuidados, incluindo alimentação adequada, equilíbrio emocional, sono, exercícios e até modulação hormonal, quando se está na casa dos 30 anos de idade. Isso fará com que você certamente pareça mais jovem aos 50 ou 60 anos.

Cuidados 

  • Alimentação: adote uma dieta rica em ômega-3 (peixes de água fria, linhaça), vitaminas, minerais e fibras provenientes de frutas, verduras, legumes, ovos, grãos e cereais. O consumo de água deve ser de, pelo menos, oito copos por dia, assim, asseguram-se os níveis de hidratação da pele.
  • Higiene pessoal: evite banhos com água muito quente, assim como sabonetes muito perfumados e que podem facilmente irritar a pele. Na menopausa, a pele perde o óleo impermeabilizante natural e tende a ficar mais ressecada e desvitalizada.
  • Priorize um estilo de vida saudável: durma bem para que os hormônios executem suas funções de forma precisa e para que a melatonina (indutora natural do sono) possa ser liberada e combata os radicais livres.
  • Não fume! O cigarro diminui a oxigenação da pele e acaba com o colágeno.
  • Pratique exercícios regularmente, porém, cuide com corridas frequentes e intensas, já que o impacto faz a musculatura facial ser atingida aumentando a flacidez. Mantenha o cortisol (substância do estresse) sob controle. Pratique meditação, pare durante o dia para respirar adequadamente. Isso auxilia no controle da ansiedade.
  • Os cosméticos podem ser grandes aliados: existem inúmeras opções de cosméticos no mercado. Busque cremes que contêm ácido hialurônico, aquaporinas, phloretin, vitamina C e A, glicoxyl, ácido retinóico, entre outros. Um bom profissional vai orientar a melhor opção para cada caso.

Fontes: Terra, Dermaclub e Fortíssima.

 

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