O rosto, o pescoço e colo cervical são as áreas constantemente expostas aos raios solares. A radiação ultravioleta, especialmente a UVA danifica a pele num processo chamado fotoenvelhecimento. Verifique se fosse se protege adequadamente do sol. Faça uma comparação da cor e textura da pele do rosto, pescoço e colo cervical com a pele do abdômen. Se você já tem mais de 40 anos, certamente notará grande diferença.
Algumas dicas de como usar corretamente o protetor solar:
- Limpe a pele com uma loção adstringente removendo a oleosidade e os debris celulares. Isso facilita a aderência do protetor a pele.
2. Aplique o filtro solar adequado para o seu tipo de pele, de preferência aos produtos com textura “toque seco” ou em gel, sempre com fator acima de 30 FPS. Peles muito claras ou com manchas de melasma devem usar FPS acima de 50.
3. Para o rosto, a quantidade recomendada é de uma colher de chá. Pincele com o dedo e distribua essa quantidade em diversos pontos da face, como maçãs do rosto, queixo, nariz e 2 pontos na testa. Depois uniformize o produto sobre todo o rosto.
4. Reaplicar o produto: Formulações modernas, possuem compostos químicos que reagem com substancias da pele e inibem a secreção da oleosidade. Só que com o passar das horas, essas substancias são consumidas pelas reações químicas e o protetor perde o seu efeito, e a pele fica com aparência oleosa. O ideal é reaplicar a cada 4 horas.
5. Você pode e DEVE aplicar bases, corretivos e uniformizadores sobre o protetor solar. Dê preferência para formulações que também contenham fotoproteção. Existem diversos produtos no mercado que possuem essa característica e trazem uma proteção adicional ao seu rosto
6. Se você pratica atividades ao ar livre, essa proteção deve ser redobrada. Use um filtro de proteção muito alta, e com característica mais aderente, pois o suor ou a água remove o filtro. Adicione bonés, óculos e camisetas com gola fechada e de manga longa. Existem tecidos que são modificados para aumentarem a proteção contra os raios ultravioletas, sem perder a capacidade de facilitar a transpiração.
Fique atento, além do envelhecimento da pele, a exposição solar sem proteção é o mais importante fator de risco para desenvolvimento do câncer de pele!