Cuidados capilares: o que fazer e o que evitar

Os cabelos possuem grande papel estético, influenciando muito na autoestima da maioria das pessoas. 

Anatomicamente, o cabelo é composto por queratinócitos (que são as células que produzem queratina) produzidos pelos folículos pilosos. Grande parte do cabelo é composta por essas células cheias de queratina, responsáveis pela força e resistência dos fios. 

Mas como proporcionar o devido cuidado para manter a saúde dos cabelos? Confira o que fazer e o que evitar.

O que evitar? 

Esfregar o couro cabeludo com força

Esfregar com muita intensidade e até usar as unhas para lavar o cabelo pode machucar o couro cabeludo e estimular a atividade das glândulas sebáceas, aumentando a produção de sebo.

Aplicar shampoo da raiz até as pontas

Naturalmente, as pontas dos cabelos têm pouca oleosidade e em contato com o shampoo acabam ficando ainda mais ressecadas.

O indicado é aplicar o shampoo apenas no couro cabeludo e deixar a espuma escorrer pelo comprimento e pontas. Assim,  a sujeira é removida sem agredir.

Excesso de calor 

Quando usados em excesso, equipamentos como a chapinha e o secador podem deixar o cabelo ressecado, fraco, quebradiço, sem brilho e com textura áspera. Quando a temperatura ultrapassa os 236°C, o cabelo sofre perda estrutural das proteínas, em um processo chamado desnaturação. Acima de 250°C, os danos são irreversíveis.

Para evitar esses problemas, é preciso manter o equipamento a uma temperatura de, no máximo, 180ºC e aplicar um protetor térmico nos fios.

Dormir com os fios molhados 

Os fios úmidos, em contato com o travesseiro quente, tornam o couro cabelo um ambiente perfeito para a proliferação de fungos.

Esses fungos são responsáveis pelo aumento exagerado na produção de sebo na raiz do cabelo, causando a dermatite seborreica (a caspa), um problema que provoca a descamação do couro cabeludo. Em situações mais extremas, o quadro pode evoluir e levar até à queda dos fios.

Além dos fungos, esse hábito pode deixar o cabelo mais frágil e propenso à quebra: o simples atrito com o travesseiro, por exemplo, pode levar ao rompimento do fio.

Como proporcionar um melhor cuidado aos cabelos

Captura-de-Tela-2021-12-13-às-13.59.23

Lavagem ideal 

A lavagem dos cabelos deve ser feita de forma suave, para não agredir o couro cabeludo: massageie levemente com as pontas dos dedos para remover a sujeira e gordura, tanto da cabeça quanto dos fios. Utilize uma quantia de shampoo equivalente a uma moeda diretamente no couro cabeludo. 

Já o condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento dos fios. O produto tem papel importante no selamento da cutícula dos fios. 

Além disso, a atenção na temperatura da água também tem influência nos cuidados com os fios. Utilizar água morna ou fria auxilia a evitar o ressecamento. 

Proteção aos fios 

O protetor térmico é indispensável na rotina de cuidados com o cabelo, principalmente para quem utiliza com frequência o secador, chapinha ou difusor, reduzindo os danos do calor na fibra capilar.

Espalhe uma pequena quantia nas mãos e aplique no comprimento dos fios antes de utilizar qualquer fonte de calor no cabelo. 

Visite o Dermatologista

A consulta com o dermatologista, além de tratar possíveis doenças do couro cabeludo, também é importante para definir os melhores cuidados para cada tipo de cabelo.

Entre em contato com a nossa equipe
e agende a sua consulta pelo telefone: (47) 3546-2820.