O mês de outubro, além de ser marcado pelas ações de prevenção ao câncer de mama, também é o mês de conscientização sobre a Psoríase. No Brasil, a Campanha “Vamos falar de psoríase?”, promovida pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ocorre durante todo o mês, com foco nos cuidados e em terapias mais atuais e eficazes para a melhora da qualidade de vida dos pacientes.
A Psoríase é uma doença de pele relativamente comum, que atinge cerca de 1 a 3% da população mundial. Seus sintomas costumam desaparecer e reaparecer periodicamente, caracterizando-a como uma doença cíclica.
Sua causa ainda é desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética.
Como a psoríase se desenvolve?
Acredita-se que a psoríase se desenvolve quando os linfócitos T – que são as células responsáveis pela defesa do organismo – liberam substâncias inflamatórias e formadoras de vasos. A partir daí, iniciam-se as respostas imunológicas que incluem a dilatação de vasos sanguíneos da pele e infiltração da pele com células chamadas neutrófilos. Como as células da pele estão sendo atacadas, sua produção aumenta, levando a uma rapidez do seu ciclo evolutivo, aumentando, também, a produção de escamas devido à imaturidade das células.
Sintomas
Apesar de existirem inúmeros tipos de psoríase, as lesões geralmente possuem sintomas como:
- Placas avermelhadas e espessas na pele que são bem delimitadas
- Descamação
- Dores nas articulações
- Coceira
Essas lesões podem surgir em qualquer região corporal e não são contagiosas.
Tratamentos
Apesar de ainda não haver cura, a Psoríase é, atualmente, tratada de maneira muito satisfatória, melhorando consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes.
O tratamento escolhido varia de acordo com o tipo da doença, sua extensão e gravidade. Há quem só manifeste uma ou outra mancha de vez em quando, enquanto outros pacientes ficam com boa parte do corpo coberto pelas lesões.
Medicamentos de uso tópico, como pomadas e cremes de efeito anti-inflamatório, medicação oral, fototerapia e medicamentos injetáveis são as opções com melhor desempenho no tratamento da psoríase.
Ao perceber sintomas semelhantes, procure por um médico Dermatologista devidamente habilitado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.