Usar o xampu certo, cuidar do couro cabeludo, evitar o estresse, escolher a escova certa, praticar mais exercícios são alguns dos hábitos que fortalecem os cabelos e previnem a queda dos fios.
É normal ocorrer uma perda de 50 a 100 fios de cabelo por dia. Quando a queda ultrapassa esse número, ela deve ser investigada.
Para saber quantos fios estão caindo, recomenda-se fazer um teste. Segure uma mecha, puxe sem muita força e observe quantos fios caíram. A quantidade normal é de no máximo cinco fios. Caso tenha caído mais, já é sinal de uma queda preocupante.
Saiba quais são as soluções mais simples para driblar esse problema:
1 – Reduza o seu estresse
O estresse pode ser um dos responsáveis pela queda do cabelo. O estresse interrompe o crescimento do fio. Além disso, alterações no sistema imunológico causam inflamações no couro cabeludo, o que afeta o nascimento de novos fios. A melhor forma de tratar essa causa é relaxar, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada.
2 – Mantenha o couro cabeludo sempre limpo
É normal cair uma pequena quantidade de cabelos durante o banho.O ato de lavar remove os fios já fragilizados e não acelera a queda capilar. O que não pode acontecer é deixar de lavar o cabelo, pois a sujeira no couro cabeludo também pode causar a queda dos fios.
3 – Use sempre condicionador
Não deixe de usar condicionador ou creme após lavar o cabelo com xampu. Eles facilitam na hora de pentear, além de tratar os fios. Condicionadores só devem ser aplicados do meio dos fios para as pontas. Não aplique no couro cabeludo.
4 – Tenha uma alimentação saudável
Uma alimentação balanceada também é de extrema importância para a saúde dos cabelos. Alguns nutrientes e vitaminas específicas em alimentos fortalecem a raiz do cabelo evitando sua queda. Algumas dietas muito restritivas podem desencadear uma queda expressiva dos fios.
5 – No caso das mulheres, nunca prender os fios molhados
Este ato faz com que o couro cabeludo fique por mais tempo úmido e consequentemente há o acumulo de fungos e formação de caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda.
6 – Faça exercícios físicos
Praticar atividades físicas também faz bem à saúde dos cabelos. Quando se pratica exercícios, se libera endorfina, o que alivia o estresse e, consequentemente, diminui a perda dos fios.
7 – Escolha produtos adequados
Dê preferência a xampu à base de cafeína e jaborandi, pois estimulam o crescimento e promovem uma boa irrigação sanguínea no couro cabeludo.
8 – Cuidado com o consumo excessivo de álcool
O consumo de bebidas alcoólicas aumenta a produção de radicais livres que podem promover uma inflamação em alguns tecidos, principalmente do couro cabeludo. O álcool faz com que o corpo exija um esforço maior para metabolização do etanol, o que gera um desgaste no metabolismo levando à queda capilar.
Fontes: M de Mulher, Minha Vida e Bem Paraná.