As crianças possuem a pele mais sensível e, por isso, precisam usar protetor solar não apenas no verão, mas diariamente. Quanto mais clara a pele, maior deve ser o fator de proteção. E na estação mais quente do ano os cuidados devem ser reforçados, especialmente quando há exposição ao sol na praia ou na piscina. Para cada idade e tipo de pele é necessário um cuidado diferente. Confira algumas dicas importantes:
A partir de que idade a criança pode usar protetor solar?
Até os 6 meses de idade não há nenhum protetor solar indicado. Porque eles ainda são pequenos, e tem a pele fina e sensível, podemos absorver mais o produto e apresentar reações. Evite protetores solares em “spray” para bebês e crianças menores de 2 anos. A aplicação desses produtos muitas vezes não é uniforme e pode ser aplicada em menor quantidade (insuficiente), deixando alguma área descoberta e passível de queimadura.
Como proteger os bebês menores de 6 meses?
Devemos evitar a exposição solar nessa idade. Só sol do início da manhã, ou do final da tarde, e ainda assim por períodos curtos. Se você for sair com o bebê, deve protege-lo com roupas leves e frescas (de preferência com tecidos naturais) e chapéu, e procure ficar em lugares livres do sol e frescos.
Qual o melhor protetor?
O protetor ideal é aquele que bloqueia tanto os raios UVA como os UVB. É fundamental escolher um produto específico para crianças, levando em consideração também a idade delas, pois isso ajuda a evitar que algumas substâncias irritem a pele sensível.
O fator de proteção indicado para crianças é sempre acima de 30 e, caso a pele seja muito clara, o melhor é optar por um FPS maior do que 40. A forma de aplicar o protetor na pele também é importante: é preciso esperar 30 minutos após passar o produto. Somente depois disso é recomendada a exposição ao sol, pois haverá tempo adequado para o protetor penetrar na pele.
O protetor a prova d’água é melhor?
Escolha um protetor solar resistente à água ou à prova d’água. Resistente à água significa que o protetor mantém a sua proteção até 40 minutos após imersão na água. À prova d’água ou muito resistente a água significa que os níveis de proteção são mantidos até pelo menos 80 minutos.
Quantas vezes deve aplicar o protetor solar nas crianças?
Reaplique o protetor solar quantas vezes forem necessárias. Quando tiver suor intenso, contato com água, e a cada 2h deve-se reaplicar o protetor, prestando atenção nas áreas sensíveis como rosto, orelhas e pés, que muitas vezes são esquecidos.
Qual é a ordem de aplicação dos produtos?
Primeiro o protetor solar, depois o repelente. Lembrando que o protetor solar será reaplicado muito mais vezes do que o repelente, que deve ser aplicado sempre após o protetor solar, e respeitadas a orientação do fabricante do intervalo das aplicações. Atenção aos horários do fim da manhã e entardecer, horário em que os mosquitos aparecem!
O que mais pode ajudar na proteção das crianças?
Chapéu, boné, óculos e roupas que tenham fator de proteção UV são muito interessantes para crianças. Roupas leves e confortáveis também são indicados nos períodos de calor.
Lembre-se: Evite os horários de radiação solar mais intensa, entre 10 e 16h.
Fontes: Guia do Bebê, Vix, Pediatria Descomplicada.