Produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, a Toxina Botulínica é uma proteína amplamente usada para fins estéticos, podendo, também, ser utilizada para o tratamento de doenças.
Como a Toxina Botulínica age?
A Toxina age paralisando o músculo e relaxando, atuando como um bloqueador da musculatura, impedindo a produção ou a liberação de acetilcolina (que é um neurotransmissor) nas sinapses e junções neuromusculares.
Para fazer com que os músculos se contraiam, os nervos liberam a acetilcolina. Esta se liga aos receptores nas células do músculo e faz as células musculares contraírem. A toxina botulínica age na liberação da acetilcolina, impedindo a contração das células musculares.
Com o intuito de afetar a liberação de acetilcolina, a toxina botulínica é injetada no músculo. Justamente por isso esta toxina é muito utilizada no campo da estética, já que as rugas dinâmicas são causadas pela contração muscular. Injetando a toxina, esta irá paralisar os músculos que formam as rugas.
Para quais tratamentos a Toxina Botulínica pode ser usada?
Entre os tratamentos autorizados pela Anvisa, estão:
- Rugas;
- Distonia;
- Estrabismo;
- Blefaroespasmo (espasmo da pálpebra);
- Espasmo hemifacial (contrações involuntárias dos músculos da face);
- Rigidez muscular;
- Hiperidrose;
- Bexiga hiperativa;
- Dor de cabeça crônica.
Para fins estéticos, a Toxina Botulínica pode ser usada não só no tratamentos de rugas, como também para harmonizar os traços de quem tem paralisia facial, por exemplo. Nesses casos, o lado não paralisado da face recebe as aplicações para deixá-lo menos expressivo.
Quanto tempo dura?
Os efeitos começam a ser percebidos alguns dias após a injeção, atingindo seu pico geralmente dentro de duas semanas e então, desaparecendo gradualmente nos próximos 2 a 3 meses. Quando os efeitos da toxina desaparecem após alguns meses, a reinjeção é necessária para o prosseguimento do relaxamento muscular.
Há contraindicações?
A aplicação não deve ser realizada em gestantes ou durante o aleitamento. Também é desaconselhável para pessoas com certas condições neurológicas, como a doença neuromotora ou miastenia grave.
Quem pode realizar a aplicação da Toxina Botulínica?
O tratamento deve ser médico e de preferência com médico dermatologista. O mal uso da técnica e da aplicação pode trazer prejuízos estéticos e de saúde para o paciente.
Aqui na Dermacenter, realizamos a aplicação da Toxina Botulínica, tanto para o tratamento de doenças como a hiperidrose, como também para o tratamento de rugas e linhas de expressão. Entre em contato conosco e agende a sua consulta de avaliação.