A transpiração possui duas funções: manter a temperatura adequada do corpo e eliminar toxinas. Por esses motivos, o suor é essencial para o bom funcionamento do organismo. Porém, não tem como negar que ele, às vezes, pode se tornar um incômodo, especialmente quando aparece em excesso.
A quantidade de suor depende de diversos fatores como o metabolismo da pessoa, a temperatura ambiente, se ela está fazendo atividade física e até de seu estado emocional.
A transpiração excessiva é chamada de hiperidrose que é uma condição anormal de hiperatividade do sistema nervoso, que estimula as glândulas sudoríparas a produzir transpiração excessiva. Não existe um número exato para definir sudorese em excesso. Considera-se a sudorese excessiva quando leva a pessoa a ficar constrangida com o fato.
As regiões mais afetadas com o suor em excesso são as mãos, as axilas, a face, o couro cabeludo e os pés. Geralmente, a pessoa começa com pequena umidade nestes locais até que a transpiração fica intensa. Pode estar relacionada ao calor ou estresse, mas, na maioria das vezes, ocorre inesperadamente e sem razão.
Felizmente, há muitas formas de controlar e até tratar a transpiração excessiva . Conheca agora 10 dicas que podem ajudar em casos leves. Paciente com hiperhidrose severa necessita de avaliação medica especializada.
1 – Beba mais água
O suor surge quando a temperatura do corpo fica muito alta e o corpo solta água na tentativa de baixar a temperatura novamente. Beber muita água fria ao longo do dia ajuda a regular a temperatura do corpo, evitando que fique muito alta e, consequentemente, evitando a necessidade de suar.
2 – Mude sua dieta
A qualidade de seu suor é influenciada por o que você coloca em seu corpo. Quando comemos alimentos industrializados e adoçados artificialmente, aumentamos o número de toxinas em nosso corpo. Essas toxinas podem obstruir os poros e misturam-se ao suor, produzindo um odor desagradável.
3 – Escolha suas roupas adequadamente
Isso pode fazer uma grande diferença para o controle do suor. Primeiro, usar roupas que permitem que a pele respire pode evitar o suor excessivo e, em segundo lugar, se usar roupas adequadas, você pode esconder as manchas de suor para ficar menos preocupado.
4 – Tome banho pelo menos uma vez ao dia
O banho diário pode realmente eliminar os odores causados pelo excesso de suor.
5 – Leve uma troca de roupas
Ter uma camisa ou blusa extra em sua bolsa é sempre uma boa ideia se você sua excessivamente. Saber que você sempre tem uma troca de roupas limpas disponível, pode reduzir sua ansiedade e fazer com que você se sinta mais seguro.
6 – Evite alimentos apimentados
Esses alimentos podem aumentar a quantidade de suor que produzimos, portanto evite as comidas apimentadas pelo menos nos almoços durante a semana.
7 – Mantenha sua cama fria
Se costuma suar durante a noite, há várias coisas que pode fazer para manter-se fresco na cama, como usar uma roupa de cama leve e bem ventilada, independentemente da época do ano. Além disso, prefira os materiais absorventes como o algodão. Opte também por edredons mais leves.
8 – Reduza o estresse.
Sentir-se estressado, nervoso ou ansioso costuma fazer com que as pessoas suem, portanto é indicado controlar os níveis de estresse para controlar o suor.
9 – Corte seus maus hábitos
Fumar, beber e consumir café em excesso podem aumentar a transpiração, então, é uma boa ideia reduzir esses hábitos, se possível.
10 – Faça uma esfoliação nas axilas
Você pode usar produtos faciais para esfoliar a pele das axilas e ajudar a desobstruir seus poros.
Se o problema persistir, os procedimentos Toxina Botulínica e Lipossucção com Curetagem que oferecemos em nossa clínica podem ajudar a solucionar. Saiba mais: www.dermacenterav.com.br
Fontes: Wikihow, Terra e Uol.