A procura por procedimentos estéticos voltados para as rugas e linhas de expressão tem se tornado cada vez maior. São várias as opções disponíveis no mercado. Entre os procedimentos, um dos que mais tem ganhado destaque é o peeling de fenol. A técnica tem resultados excelentes no tratamento das marcas, promovendo uma regeneração na face.
O que é o fenol, quais suas indicações e como age na pele
O fenol é uma substância ácida que tem sido utilizada há muitos anos na medicina. Por ser um agente corrosivo, ao ser associado a outras substâncias gera uma mistura química que pode ser aplicada na pele. Na dermatologia, seu uso é indicado para o tratamento de:
- Fotoenvelhecimento;
- Cicatrizes de acne;
- Rugas profundas e linhas de expressão;
- Manchas profundas em geral.
Essa substância, quando em contato com as proteínas da pele, provoca uma alteração na estrutura, desnaturando-as. Assim, o fenol promove um certo dano na pele que atinge planos profundos, como a parte superior da derme (derme papilar). Esse dano gera uma descamação potente, promovendo o crescimento de uma nova camada de pele no local.
Veja também: Cuide da sua pele antes de dormir em 4 passos
Como é feita a aplicação
A realização desse tipo de peeling é feita sob condições cuidadosamente monitoradas, em ambiente hospitalar. O paciente é submetido a sedação e anestesia local, para aliviar possíveis desconfortos. A frequência cardíaca é também monitorada.
Com um aplicador específico, o dermatologista inicia a aplicação do fenol. A substância pode mudar de cor, ficando branca ou cinza. Essa aplicação pode ser feita de 15 em 15 minutos. Quando feita na face toda, pode levar cerca de 90 minutos.
Veja também: Disidrose: Causas, sintomas e tratamento
Quem pode realizar o procedimento?
Por ser um fármaco tóxico, sua aplicação deve ser feita exclusivamente por Dermatologistas e Cirurgiões Plásticos, garantindo excelência no resultado e o bem-estar do paciente.
Resultados do peeling de fenol
O peeling realizado com fenol, quando bem indicado e apropriadamente conduzido, produz resultados incomparáveis a outros métodos esfoliativos químico, mecânico ou a laser.
Depois do peeling, pode-se notar uma grande melhora nas regiões tratadas, revelando uma camada de pele lisa e rejuvenescida. Ao fim do processo de cicatrização, a pele fica mais luminosa, elástica e clara, com uma diminuição severa na aparência das rugas.
Devido a sua complexidade, é importante procurar sempre por profissionais altamente qualificados para a sua realização.
Agende sua consulta conosco: (47) 3546-2820 ou (47) 9276-2820.